Há algum tempo venho programando de escrever sobre esta ferramenta EDA (Electronic Design Automation), que uso há alguns anos e venho acompanhando sua evolução. O Kicad é um projeto de código aberto e seu público principal são os hobbystas da área de eletrônica, mas também pode ser utilizado profissionalmente, como é o meu caso.

História:

O Kicad foi concebido inicialmente por Jean-Pierre Charras em 1992 e vem sendo atualizado até hoje pela comunidade por estar sob a licença GPL, basicamente a cada ano é publicado um novo build com correções de bugs e adição de funcionalidades.

O software:

O Kicad em si é o nome do Gestor de Projetos, como se fosse um dashboard. Através dele podem ser abertas as ferramentas de edição de esquemáticos eeschema, associação entre componentes e módulos (footprints)  cvpcb, edição da placa de circuito impresso pcbnew, edição de arquivos gerber para fabricação gerbview, e a recente ferramenta de criação de módulos (footprints) a partir de um bitmap chamada bitmap2component. A ferramenta possui builds e pacotes prontos para rodar em algumas distribuições do Linux, Windows e Mac OS X, tornando-o uma ferramenta bem flexível. O Kicad tem esta cara:

Gestor de Projetos Kicad

eeschema:
Esta ferramenta, apesar de ter uma interface relativamente simples frente a alguns softwares de mercado como o PADS da Mentor Graphics ou o Altium, possui funcionalidades que a grande maioria das pessoas que trabalham com construção de hardware precisam, dentre elas a criação e navegação da hierarquia de folhas de esquemáticos, criação de BOM (Bill of Materials), barramentos, etc:
Editor de esquemáticos eeschema
cvpcb:
O cvpcb é a ferramenta que associa cada componente colocado no eeschema com um módulo a ser carregado no pcbnew. Uma coisa muito boa dele é a possibilidade de visualização dos módulos e suas medidas antes de fazer a associação, coisa que é bem mais complicada em ferramentas mais profissionais como as citadas acima:

Cvpcb: associação entre componentes e módulos

pcbnew:
Esta é a ferramenta para edição das placas de circuito impresso, nesta ferramenta carregamos os arquivos gerados pelo eeschema e cvpcb para montagem da placa com os módulos (footprints), trilhas, vias, áreas de cobre, recortes especiais de borda de placa, etc. Com o pcbnew é possível trabalhar com até 16 camadas na placa, possibilitando a construção de circuitos realmente complexos. As principais diferenças do Kicad para os outros softwares proprietários são as funcionalidades nesta ferramenta, o pcbnew, no que dizem respeito a construção de circuitos de alta-frequência, em que é preciso ter cuidado com tamanho de trilhas na placa, indutância e resistência das mesmas, Roteamento Interativo e um Roteamento automático bem refinado também são coisas que um software pago tem de melhor. Porém até este último recurso, o roteamento automático, o pcbnew tem uma integração com um applet com um algoritmo excelente, apesar de o roteamento automático não ser recomendado. O pcbnew também possui visualização em 3D da placa. Segue as imagens do pcbnew e do FreeRouter, applet integrado para roteamento automático:

Editor de placas de circuito impresso pcbnew

Roteador automático integrado ao pcbnew

Placa na visualização 3d, alguns componentes não foram associados com um modelo 3d

gerbview:
No pcbnew é possível plotar as camadas das placas no formato gerber, formato este aceito pelas empresas de fabricação de placas. O gerbview possibilita a visualização de cada um destes arquivos gerados:

Visualização dos arquivos gerber

bitmap2component:
Esta ferramenta foi incluída no último release do Kicad, permite a adição de figuras ou logomarcas nas placas, muito útil:

Conversão de bitmaps em módulos/componentes com o bitmap2component

Conclusão:
O Kicad é uma ferramenta excelente que vem recebendo constantes atualizações e correções, o tornando uma ferramenta EDA que compete seriamente em termos de produtividade e funcionalidades com outros softwares no mercado, inclusive os proprietários. Uso há bastante tempo e posso dizer que se trata de uma ferramenta muito estável e confiável, já fiz dezenas de placas com o Kicad e nunca me deixou na mão. Se você não vai fazer um Tablet, celular ou placa-mãe para PC ou mesmo um satélite, para qualquer outra coisa recomendo fortemente o Kicad! 🙂
Mais informações, bibliotecas, módulos 3d, etc são encontradas no site de um amigo, que me apresentou a ferramenta:
Site oficial:
SourceForge:
Se quiser contribuir de alguma forma com o projeto, ele está no LaunchPad:
Abraços!